O que posso usar como prova em um processo trabalhista?


Um processo trabalhista, geralmente, ocorre quando o colaborador teve seus direitos resguardados na CLT violados pelo empregador e recorre a justiça para que haja uma conciliação entre as partes.


Porém, é uma decisão que exige cuidados e uma delas, é ter provas de que a empresa cometeu as infrações.


Por isso, você agora vai saber o que pode usar como provas em um processo trabalhista.


Prova Testemunhal


Uma das principais maneiras é ter pelo menos, uma testemunha.


Pode ser um colega ou alguém que vivenciou a sua rotina dentro do local de trabalho, essa pessoa terá um papel importante pois é a responsável por trazer a realidade para o juiz e deve ser assessorada junto com você e seu advogado.


Documentos

Os documentos são excelentes maneiras de provar pagamentos irregulares, horas extras não recebidas e outros pedidos, podendo ser utilizado o demonstrativo de pagamento, a própria carteira de trabalho, cartão de ponto, entre outros.


Atenção: e-mails recebidos também são documentos.


Mídias Digitais


A justiça trabalhista já se modernizou e aceita provas vindo das mídias digitais, principalmente das grandes redes como Facebook, Instagram e o Whatsapp.

Bastam um print e a prova pode ser utilizada.


Gravações


Audios, vídeos e até fotografia, são validos e muito eficientes. Com a praticidade do smartphone, são maneiras rápidas de utilizar como prova.


Outras


As maneiras de provar as solicitações de um processo citadas neste conteúdo, são as mais comuns, porém, cada caso deve ser avaliado e orientado por um advogado especialista na área trabalhista.


Caso queira ficar por dentro dos seus direitos trabalhistas de maneira descomplicada, siga-nos no Instagram ou fale com um advogado especialista.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo