Assédio: como identificá-lo, agir e combater?



Situações humilhantes, com ofensas e ameaças são caracterizadas por assédio moral. Mas, você sabe quantas categorias de assédios existem?


Antes de tudo, você precisa saber como identificá-lo, agir e evitá-lo.

A saúde mental do colaborador e sua segurança devem ser uma prioridade para uma boa empresa. Assédios no ambiente de trabalho são um problema a serem enfrentados e evitados.


Entretanto, para ser combatido, é necessário que esse tema seja compreendido e debatido nas organizações. O RH é o setor responsável para que a prática não aconteça e para que os colaboradores sejam devidamente acolhidos.


O que é assédio no trabalho?


Uma prática com abordagens que vão além do limite permitido por você e causam desconforto, vergonha ou intimidação, essas três palavras caracterizam as três categorias de assédio: moral, sexual e organizacional.

Dados mostram que 52% dos profissionais já sofreram assédio no ambiente de trabalho. Essas situações são mais comuns do que se pensa...


Conheça as 3 categorias de assédio:


1. Assédio moral


O assédio moral caracteriza por uma conduta repetitiva na relação de trabalho, onde o empregado é submetido a passar por situações humilhantes e constrangedoras.


2. Assédio sexual


É o ato de constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.


3. Assédio organizacional


É uma conduta abusiva, de qualquer natureza, em função de uma relação de trabalho que resulta na submissão das vítimas ao engajamento das metas e políticas da administração.

Como agir em uma situação de assédio?


1. Estabeleça seus limites


Deixe claro seus limites assim que acontecer a primeira intimidação. Defina o que você tolerará ou não dos seus colegas, ou chefe.


2. Entre com uma ação


Denuncie! Informe a sua gerência ou RH sobre o comportamento do seu colega, apresente suas provas e denuncie judicialmente.


3. Busque um psicólogo


O assédio moral, sexual ou organizacional pode trazer diversos problemas de saúde, estresse e baixa produtividade no ambiente de trabalho. Tome medidas adequadas para lidar com a sua saúde mental e bem-estar.


Criamos um e-book gratuito para você saber mais sobre práticas de assédio moral e agir perante a elas!




155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo